dodonéia - meaning and definition. What is dodonéia
DICLIB.COM
AI-based language tools
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is dodonéia - definition

GÉNERO DE PLANTAS
Dodoneia; Dodonéia

Dodonéia         
sf (lat dodonaea) Bot Gênero (Dodonaea) da família das Sapindáceas, constituído de arbustos ou árvores tropicais, com folhas gomosas alternadas e cápsulas reticuladas.
Dodoneia         
f.
Gênero de plantas sapindáceas.
(De Dodoens, n. p. de um bot. hol.)
Dodonaea         
Dodonaea é um género botânico de plantas com flor, da família das sapindáceas. Recebeu o seu nome em 1754, de Philip Miller, que pretendia, assim, homenagear o naturalista do século XVI Rembert Dodoens, conhecido também pelo nome latinizado Rembertus Dodonaeus.

Wikipedia

Dodonaea

Dodonaea é um género botânico de plantas com flor, da família das sapindáceas. Recebeu o seu nome em 1754, de Philip Miller, que pretendia, assim, homenagear o naturalista do século XVI Rembert Dodoens, conhecido também pelo nome latinizado Rembertus Dodonaeus. Inclui cerca de 69 espécies, sendo a maioria de origem australiana, ainda que a espécie Dodonaea viscosa, muito cultivada por todo o mundo constitua um endemismo na África do Sul. A maioria tem porte arbustivo, medindo de 1 a 2 metros de altura, ainda que duas espécies sejam rasteiras, além da Dodonea viscosa, de porte arbóreo, que pode atingir cerca de 8 metros de altura. Preferindo zonas semiáridas e arenosas, pode ser encontrada em diversos habitats.

A maior parte das espécies têm folhas simples, mas algumas espécies apresentam folhas compostas. Geralmente alternadas, são raramente, opostas. As flores, de pequenas dimensões, não atraem polinizadores. A ausência de pétalas permite que o pólen se disperse facilmente apenas sob a acção do vento. Isso justifica também o facto de as flores não produzirem néctar. As inflorescências dispõem-se em espiral de forma dispersa, em panícula. As flores são, ainda protegidas por uma bráctea. O tamanho e estrutura da flor é semelhante nas diversas espécies, variando apenas no número de partes constituintes (sépalas, estames, etc.). Geralmente, o número de estames é o dobro do número de sépalas.

Os frutos são, frequentemente, coloridos e variam muito, tanto na cor quanto na forma, residindo neles grande parte do potencial decorativo da planta.